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O Guia Online de Vida para Mulheres Empreendedoras e Criativas. Editado por Amanda Costa, Especialista em Comunicação Digital e Estratégia de Conteúdo para Empreendedoras.

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Empreender

Empreendedorismo: como administrar um emprego em tempo integral e o nascimento do seu novo negócio

16 de janeiro de 2015

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Há quatro anos, eu vivo diariamente o desafio de equilibrar e administrar duas profissões: durante a semana, eu tenho um emprego fixo, mas também trabalho (normalmente todos os dias!) com fotografia de famílias, um negócio que criei e me faz muito, muito feliz. Já ouvi algumas vezes de amigas a frase “eu não sei como você consegue fazer isso” e noutro dia pensar nesse assunto me fez ter vontade de escrever esse post.

Esse é, normalmente, o estágio inicial da maioria das pessoas que decide criar seu próprio negócio: administrar um emprego com uma profissão liberal ou uma empresa nos seus primeiros anos de desenvolvimento. O emprego cuida de pagar as contas do mês, além de possibilitar reserva de recursos para um futuro plano de empreender exclusivamente e investimentos no novo negócio. Mas como conciliar as duas coisas? Resolvi escrever cinco dicas que vêm me ajudando nesse período para dividir com quem passa por essa mesma situação.

1 – Conte com o apoio e compreensão da família.
Eu não sei o que faria se meu marido não me apoiasse. Contar com o apoio dele é fundamental para seguir com meus planos, porque eu sei que a pessoa que me espera em casa entende que meus fins de semana estão lotados de trabalho, minhas noites também, minhas manhãs antes do trabalho… Já entenderam, né? Eu sempre tento manter na minha semana espaços de convivência com ele e com as outras pessoas da minha família, mas nem sempre estou disponível e contar com a compreensão das pessoas ao meu redor é muito importante. Isso aconteceu também porque eu converso muito com ele e com minha família, sempre explicando o que é importante para mim e que essa fase é delicada, mas vai passar. Por outro lado, repito: é importante sempre abrir espaço para conviver com essas pessoas, pelo seu bem-estar e pelo bem-estar dos relacionamentos que você cultiva.

2 – Disciplina, disciplina, disciplina.
Para dar conta de tantas tarefas, tanto pessoais quanto profissionais, é muito importante organizar seus horários e criar rotinas. Nossa, acho que nunca vou conseguir enfatizar o suficiente a importância desse conselho. Sem organização, as tarefas começam a parecer mais e mais pesadas, geram frustração e ansiedade que… bem, ela paralisa. Organize sua rotina, aproveite a tecnologia para manter uma agenda e uma lista de coisas a fazer e deixe seu espaço de trabalho livre e ordenado. Eu uso um caderno para escrever minhas metas (gosto de usar papel e caneta, não tem jeito), mas depois sempre uso o Evernote e o calendário do Iphone, sincronizado com meu Ipad, meu Macbook e meu Imac. Cada um pode encontrar a melhor forma de organizar

3 – Não invente desculpas… e questione sempre se está feliz
Quem decide empreender, vai enfrentar várias dificuldades, especialmente se trabalha em outro ramo ao mesmo tempo. Isso é um fato: você vai enfrentar desafios, vai precisar ter jogo de cintura com seus assuntos pessoais, vai sentir cansaço, sono, estresse… acontece! E você pode criar várias desculpas para não acordar cedo, para não trabalhar, para não administrar tudo o que tem que fazer com tranquilidade e cabeça fria. Mas a verdade é essa: se seu novo negócio for realmente importante para você, respire fundo, tome um banho, componha-se e volte ao trabalho. Se não for importante o suficiente para você enfrentar tudo isso, então desista, mas desista de forma consciente e lúcida – você não queria o suficiente para seguir em frente, simples assim. E não há problema nisso! É você quem deve decidir suas prioridade e eu não vejo sentido algum em insistir em um caminho se ele não te faz mais feliz. Combinado?

4 – Saiba a hora de dizer “não” e delegar
Não inventar desculpas não significa desconhecer seus limites físicos e psicológicos. É importante cuidar da saúde, ter um momento para descansar na semana e se preservar quando possível. Tire férias, ainda que curtinhas, ou tire um dia na semana para conviver com a família ou dormir um pouco mais. E assim que possível, tente delegar tarefas dentro do seu negócio, para se sentir menos sobrecarregada. Há quem sinta muita dificuldade em fazer isso, mas há sempre tarefas que podem ser delegadas, desde que você saiba ensinar e acompanhar o trabalho.

5 – Saiba onde você quer chegar e planeje seus passos
Mais do que organizar seu tempo e sua rotina, é importante entender o que você quer alcançar com todo esse trabalho. Vai te dar mais força para seguir com a jornada dupla se você tiver seus planos na sua mente de forma muito clara. Defina suas metas e planeje suas ações de acordo com elas. Vai abrir uma loja online? O que quer que ela seja daqui a um ano, dois, cinco anos? Quais são as ações que você precisa executar durante esse período para chegar ao seu objetivo? Acho que é fundamental fazer um plano de negócios do seu empreendimento. Para quem quer saber como pensar nisso, o Sebrae tem ótimas ferramentas disponíveis no site, com instruções e softwares úteis. Cursos e treinamentos para quem tem uma pequena empresa, voltados para como organizá-la e planejar sua atividade, também são de grande valia. Procure cursos que aliem noções de empreendedorismo e dicas específicas do setor no qual você pretende atuar. Nem todo mundo procura planejar e estudar o setor onde quer empreender e acaba falhando justamente por isso.

Quem quiser me escrever para conversarmos sobre isso, estou à disposição! Hoje em dia, fala sobre empreendedorismo é um dos meus assuntos favoritos. O email do blog é contato@ameninadafoto.com.br. E em breve vamos ter algumas pessoas aqui no blog contando um pouco da própria experiência, sobre como criaram suas empresas, os desafios que enfrentaram e as dicas que têm para passar para quem está começando agora.

by Amanda Costa 
3 Comments

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Editora-Chefe do Blog. 220V em forma de escritora, fotógrafa e palestrante.

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Comments

  1. Manu Vasconcellos says: 17 de janeiro de 2015 at 11:32

    Oi Amanda! Adorei o texto, também estou passando por esta fase de ter que administrar 2 trabalhos e tem sido bem complicado, conciliar horários, principalmente neste mundo onde as pessoas querem as coisas pra ontem. E bom ver que não estamos sozinhos e que muitas pessoas passam pelo mesmo que nós, nessa correria louca da vida! Escreva mais sobre isso, pois é um assunto muito importante! Beijos e sucesso!

    Responder
    • admin says: 21 de janeiro de 2015 at 9:02

      Oi, Manu! Realmente administrar dois trabalhos é complicado, o que motiva a gente é gostar muito do que fazemos! Pode deixar que mais posts como esse vão aparecer por aqui! Um beijo!

      Responder

Trackbacks

  1. 10 truques que uso para aumentar minha energia disse:
    12 de maio de 2015 às 8:16

    […] já escrevi sobre minha experiência conciliando meu trabalho integral e minha empresa e sobre como aumentar sua produtividade ao trabalhar em casa. Agora queria dividir com vocês uma […]

    Responder

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Especialista em comunicação digital e estratégia de conteúdo para empreendedoras. Mãe do Ricardo e da Helena. Pensa com o estômago, escreve com o coração. Leia Mais...

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