Como lidar com a culpa depois do término?

Um dos temas mais complexos para poder falar sobre: o término de um relacionamento. Pode ser tanto um relacionamento amoroso ou não, terminar uma coisa sempre nos resultará doloroso. Nós estamos acostumados a viver a rotina e nos adaptamos facilmente a uma maneira de executar as coisas, por isso que quando somos forçados a mudar padrões nos sentimos abrumados.

Normalmente, quando terminamos um relacionamento de largo prazo, muitas coisas são envolvidas. Por essa razão, é normal sentir uma culpa aterradora, como se tivéssemos feito as coisas diferentes talvez a relação não tivesse chegado ao fim. Mas também, cabe a nós pensar e analisar que se um relacionamento chegou finalmente a sua data de validade, significa que realmente as coisas já não funcionavam como antes.

sad2

Analisar a raiz dos problemas

Em primeiro lugar, o primeiro passo para poder aceitar e se sentir melhor mesmo depois do término de um relacionamento é olhar para dentro de você mesmo. Essa poderia ser uma excelente maneira de se entender. Em suma, é comum e muito normal que as vezes não reconhecemos em nós mesmos as nossas atitudes negativas. Ou seja, talvez depois de um término de relacionamento, chegou a hora de se conhecer de verdade.

Em outras palavras, analisar a raiz dos problemas fará com que você possa identificar com precisão quais são as coisas que realmente te afligem. Por isso, é importante de vez em quando fazer esse autoanálise para poder prever boas e mas condutas. Também faz parte do nosso desenvolvimento saber reconhecer quando estamos errados e temos que mudar.

O que fazer para se sentir melhor?

Você terminou com seu parceiro? Essa é uma situação complicada de gerenciar porque, durante o relacionamento, muitas conexões são estabelecidas. Da mesma forma, muitas dependências que posteriormente precisam ser quebradas para continuar. Portanto, em um rompimento, existem muitos outros rompimentos que podem fazer com que nos sintamos um pouco perdidos e não saibamos muito bem o que fazer.

É provável que, depois de terminar seu relacionamento com seu parceiro ou parceira, você agora se sinta um pouco perdido, triste e sem muito desejo de fazer as coisas. Você precisa saber que isso é totalmente normal. Portanto, não se torture por isso, passar por um período de “luto” é a coisa mais comum e ordinária que geralmente acontece quando um relacionamento termina.

O tempo sempre será o melhor remédio

Agora que você conhece algumas dicas para se sentir melhor após um rompimento, é importante que passemos à próxima pergunta: podemos ser amigos? Obviamente, após a separação, o que você deseja é manter essa pessoa perto de você, porque, durante muito tempo, ela tem sido o pilar da sua vida e a pessoa que você mais amou.

A verdade é que você pode ser amigo, mas, para isso, deve deixar passar algum tempo. O tempo necessário para curar as feridas, perdoar os ressentimentos, aceitar a situação. Vocês podem se ver aos poucos e tentar garantir que seu relacionamento não seja físico, tentar reaprender como se relacionar e estabelecer laços de amizade.

Contato zero

O contato zero consiste em passar um período em que você tenta suprimir qualquer forma de contato com o ex-parceir@. Embora a expressão contato zero seja usada principalmente para rompimentos de relacionamentos, a verdade é que também é aplicável a todos os tipos de relacionamentos, pessoais e profissionais.

Você pode decidir romper qualquer vínculo com um trabalho altamente desgastante, uma amizade tóxica ou um parente que não nos trata da maneira que merecemos. Um aspecto muito importante ao aplicar essa estratégia depois de terminar com alguém é o controle de estímulos. Isso envolve não apenas eliminar o contato físico, ou seja, evitar até pensar sobre o tema.