Gente, demorei séculos pra escrever esse post, mas finalmente saiu!
No dia 30 de outubro, organizei um mini-encontro que rendeu muita conversa e muito carinho entre 30 mulheres – o Primeiro Encontro Empreendedoras e A Menina da Foto.
Eu sou apaixonada por empreendedorismo, especialmente empreendedorismo feminino, e tô impressionada com o poder transformador que o empreendedorismo tem na vida das mulheres. Cada vez mais, percebemos que empreender é ter um negócio com a nossa cara, com a nossa essência, que pode ser desenhado para se adequar às nossas necessidades.
Quando eu escrevo sobre o tema aqui, vejo quanta gente se interessa por ele e quer saber mais sobre o assunto. Muitas mulheres querem ler sobre empreendedorismo e inovação, mesmo que ainda não tenham decidido abrir seu próprio negócio ou possuam um emprego em paralelo – situação que eu entendo, porque vivi assim durante cinco anos. Por todos esses motivos, resolvi criar o Encontro Empreendedoras e A Menina da Foto: um espaço onde a gente pode conhecer histórias de empreendedoras que inspiram, pela sua trajetória e desafios vencidos, além de ser um espaço íntimo e facilitados de troca de contatos e networking!
Confesso que queria achar um espaço que tivesse a cara do nosso encontro e não podia ser em outro lugar, senão a Laje!!! Para quem ainda não conhece, a Laje é um espaço voltado para inovação e branding das especialistas Ana Couto e Clarissa Biolchini. Muitos cursos bacaníssimos, workshops e um espaço incrível que você pode locar para aulas e eventos. Amei, foi tudo perfeito! O nosso buffet foi Amis Gourmet, que nos atendeu perfeitamente, tudo delicioso!
Minha queridíssima Shirley Yanez recebeu comigo essas mulheres super criativas e empolgadas. O carinho foi enorme!!! E foi ótimo perceber como a criatividade reina nas mais diferentes áreas empresariais: decoração e cerimonial de casamento, bloggers, aluguel de bolsas de grife, lingeries lindas, festas com cara de homemade parties (adoro!!!), confeiteiras, arquitetas… :)
Não sou muito de look do dia, minha gente, mas preciso dizer que a Maria Filó tem macacões incríveis! Tenho esse todo preto e um preto e branco que são excelentes, super práticos e elegantes para reuniões de trabalho ou para eventos à noite. O brinco maravilhoooooso é do Hector Albertazzi e eu ganhei do Mateus (que é um maridão esperto e comprou no meu site do coração, a Duza).
Na foto, a loiríssima-cheia-de-talentos Ana Hoffmann, da Empório Alecrim, que fez esse arranjo lindo que vocês viram aqui em cima, e a Paula Graziani, amor-meu-do-marketing-e-midias-de-cada-dia. :)
Na hora do bate-papo, subiram no tablado comigo a Shirley Yanez, minha parceira nesse encontro, super-master-top cerimonialista e decoradora de casamentos; a Fatima Anselmo, agricultora de orgânicos (os mais famosos e requisitados orgânicos pelos restaurantes do Rio!), que deu vontade de guardar num potinho de tão fofa e inspiradora, e a blogger Manoela Cesar, do Colher de Chá Noivas, jornalista e amiga querida, com um tino empreendedor sensacional!
Quer saber sobre o que falamos?
Seu trabalho dos sonhos muda com você
Escrevi sobre isso em um post todo especial e esse assunto foi levantado várias vezes no nosso bate-papo. No meio da nossa trajetória profissional, a gente cria expectativas sobre um determinado emprego ou posição na empresa onde estamos. Estudamos, corremos atrás de especialização, batalhamos por aquele trabalho… e quando chegamos nele, muitas vezes ele pode não nos preencher por completo. Às vezes ficamos super satisfeitas por aquela vitória e tempos depois, percebemos que queremos mais ou queremos algo completamente diferente daquilo. Isso é normal, não acontece só com você, viu? No nosso encontro, várias mulheres contaram suas histórias e descobriram como suas paixões estavam em trabalhos super diferentes da sua carreira original.
Nossa forma de ver o trabalho mudou
O empreendedorismo está aí para nos sacudir, para mudar, para questionar a forma tradicional de trabalho e emprego que temos hoje. Ele te faz a seguinte pergunta: você está feliz com o seu trabalho atual? Quer mesmo estar dentro de uma estrutura de emprego ou quer iniciar seu próprio negócio? E olha, fazer essas perguntas a si mesmo não significa que ser empregado é ruim e que você deve ser empreendedor. Nada disso! É uma questão de perfil e de identificar prioridades de acordo com seus valores. Estabilidade ou independência? Salário ou remuneração variável? Depende de você. O que queremos defender aqui é que, independente de empregada ou empreendedora, você merece estar feliz e satisfeita com o trabalho que realiza na sua vida. E as empresas hoje podem e devem ouvir seus empregados para entender como aperfeiçoar as relações de emprego e deixar todo mundo satisfeito.
Emprego e Empreendedorismo Caminhando Juntos
Muita gente não fez a transição integral do emprego para o empreendedorismo – e nem quer fazer! Quer mesmo é ter os dois tipos de trabalho e administrá-los na sua rotina. Volto a defender que o mais importante é estar feliz e satisfeita. Se você está feliz com várias frentes de trabalho, com vários projetos, mete bronca! :)
O Empreendedorismo Materno é Uma Realidade
Sim, o empreendedorismo materno veio pra ficar. Após a maternidade, muitas mulheres sentem a necessidade de ter o próprio negócio, na tentativa de administrar seu tempo sem prejudicar a sua presença ao lado dos filhos. Não é fácil, como conversamos no Encontro. Abrimos nossas dificuldades e desafios, mas falamos também da felicidade de trabalhar pertinho dos nossos guris!
Gente, escutamos todas desabafando, contando também suas histórias e momentos engraçados: imaginem 30 mulheres conversando, minha gente! Foi divertido e inspirador (se falarem que eu chorei, eu nego, rs!).
Mas, Amanda, e o próximo encontro? :)
Siiiiiim! Já estamos planejando nosso II Encontro Empreendedoras e A Menina da Foto! Com muitos parceiros queridos, um lugar especial e um formato maior, com palestras e mais interação. Vai ser realmente imperdível, um momento para conhecer grandes nomes do empreendedorismo feminino, fazer conexões com outras empresárias e se inspirar!
Queria agradecer de coração a todas as participantes! E quero dizer que o Encontro reserva muitas surpresas para esse ano, prometo! Quem participar não vai se arrepender. Que seja um espaço de troca e crescimento para todas!
Quer saber mais sobre o próximo encontro? O II Encontro Empreendedoras e A Menina da Foto vai acontecer no dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher. Reserve essa data e deixe seu email aqui na caixinha embaixo para saber mais informações sobre ele, além de ter acesso antecipado a textos e materiais do blog.
Olá, acabei de ler o post sobre o encontro empreendedoras e a menina da foto e fiquei super interessada em participar do próximo. Como faço para me inscrever? Beijocas e aguardo o retorno.
Oi Amandita!!! Tudo bem?
Muito legal sua iniciativa! Parabéns mesmo!!!
Gostaria de saber informações para participar do próximo encontro em março.
Bjsss
Boa tarde
Gostaria de saber mais informações sobre os encontros e como posso participar.
Aguardo retorno
Abraço